PorkWorld - O Mega Portal da Bovinocultura de Corte Brasileira

ITAL promove treino em processamento térmico de alimentos e bebidas

Quinta-feira, 30 de Março de 2017 às 09h49

ITAL promove treino em processamento térmico de alimentos e bebidas

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Engenharia de Processos (GEPC) abre as inscrições para quatro treinamentos voltados para profissionais da área de processamento térmico de alimentos e bebidas. Hoje acontece “Cálculo de processo térmico asséptico/contínuo”. Para 11 de abril está previsto “Avaliação de processo térmico em estufas de produtos cárneos” que abordará os pontos críticos envolvidos no processamento de alimentos pasteurizados em estufas e/ou tanques de cozimento. O treinamento ajudará as indústrias quanto às normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

De 08 a 12 de maio acontecerá: “Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes”. O curso segue a legislação americana e é requisito para as empresas que querem exportar alimentos de baixa acidez e acidificados para os Estados Unidos. Já para o segundo semestre está previsto: “Cálculo de Processos Térmicos”, de 22 a 24 de agosto, que aborda a avaliação de processos de esterilização e pasteurização convencionais e contínuos em relação à segurança microbiológica dos alimentos.  Os interessados podem obter mais informações pelo website: http://www.ital.sp.gov.br/gepc/ ou pelo e-mail: gepc@ital.sp.gov.br, ou ainda pelo telefone: (19) 3743-1834.

Sobre o ITAL - O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem como um dos objetivos promover a segurança dos alimentos para o consumidor final, por meio de tecnologia, ciência e qualidade de alimentos e embalagens. Fundado em 1963, possui sete centros especializados em produtos cárneos, cereais, chocolates, balas, confeitos, produtos de panificação, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais, tecnologia de pós-colheita e embalagens. Conta com laboratórios de análises químicas, físicas, sensoriais e microbiológicas; e setores especializados em embalagens de materiais metálicos, vidro, plástico, celulósicos e de transporte e distribuição. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela CGCRE/INMETRO. O ITAL oferece serviços de pesquisa e desenvolvimento, consultoria, capacitação e análise. Mais informações no website: http://www.ital.sp.gov.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receba FREE a Revista on-line e a Newsletter Semanal
Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira