PorkWorld - O Mega Portal da Bovinocultura de Corte Brasileira

NovaProm, da JBS, celebra 15 anos com aumento de 68% nas exportações

Expectativa é fechar o ano com o montante de cerca de 1,5 mil toneladas de colágeno bovino comercializadas...

Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017 às 14h52

NovaProm, da JBS, celebra 15 anos com aumento de 68% nas exportações

...no exterior; unidade de negócio é a maior fabricante do ingrediente no mundo.

Criada em 2002, a NovaProm – Collagen & Food Ingredients celebra 15 anos com crescimento de 68% no volume das exportações em 2017. Ao todo, o montante embarcado pela empresa somou aproximadamente 1,5 mil toneladas, impulsionado principalmente pela abertura de novos mercados. Para 2018, a unidade de negócio prevê a comercialização de quase 2 mil toneladas de colágeno bovino no exterior, devido também ao ingresso em novos mercados. Esse resultado representa uma fatia 27% maior que o fechamento de 2017. O colágeno pode ser usado como matéria-prima para a fabricação de produtos como remédios e cosméticos, mas também é muito utilizado na indústria alimentícia, principalmente na produção de embutidos. A proteína proporciona melhora na textura e fatiamento das carnes, enriquecimento proteico, além de melhorar a vida útil do artigo na prateleira.

Segundo Walter Lene, diretor da NovaProm – Collagen & Food Ingredients, o segmento de colágeno hidrolisado, por sua presença em produtos com apelo nutricional e benefícios à saúde, segue em franca expansão. A indústria tem apresentado média de crescimento próxima de 10% ao ano. “O mercado global foi estimado em US$ 3,71 bilhões em 2016, devendo alcançar US$ 6,63 bilhões em 2025, de acordo com relatório da empresa de pesquisa e consultoria de mercado, Grand View Research”, afirma o executivo. A expectativa é respaldada pelo aumento da demanda de produtos para health care, como curativos, engenharia de tecidos e reconstrução óssea. O envelhecimento da população é outro fator considerado para o avanço desse mercado, com a expectativa de maior consumo de produtos que fortifiquem ossos e juntas, e promovam rejuvenescimento da pele e reparação das células. Lene ressalta que o objetivo é ter no portfólio todos os tipos de colágeno de diferentes proteínas e continuar crescendo no segmento de hidrolisados. Segundo ele, atualmente a indústria só utiliza 50% do que o colágeno pode oferecer. “Há muito para explorar e isso demanda pesquisa e desenvolvimento”, avalia o executivo.

Trajetória - Criada a partir de uma visão diferenciada do mercado nacional, a NovaProm – Collagen & Food Ingredients deu início a um projeto inovador ao investir na produção de fibra de colágeno oriunda da pele bovina. Nos primeiros anos de atividade, a empresa se dedicou às vendas no Brasil, Mercosul e Europa, fechando parcerias com a Unicamp e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) para desenvolvimento de novos produtos. “Até 2010, tínhamos um único produto. A divisão cresceu, fortaleceu-se tecnicamente e demonstrou as vantagens da utilização da fibra de colágeno em produtos cárneos, embutidos e transformados. Consideramos esse movimento um marco na nossa história”, diz Walter Lene, diretor da NovaProm – Collagen & Food Ingredients.

Com investimentos focados em tecnologia em um segmento ávido por inovações que trouxessem benefícios funcionais, a unidade de negócio deparou-se, no início da década, com outra demanda no mercado: colágeno para produtos injetados. A resposta foi a criação de uma nova linha para a produção de colágeno em pó, feito com moléculas menores, sendo assim possível ser injetado. Pioneira no Brasil, hoje a NovaProm é a maior produtora mundial de colágeno bovino. Exportando para mais de 30 países, detém 40% da produção do globo. Além do colágeno, seu carro-chefe, conta com itens aprovados na área de condimentos, cárneos e de conservação em seu portfólio.

Atualmente, a divisão de negócios possui duas grandes famílias de produtos: a Novapro, que engloba toda a linha de colágenos, e a Ingredientes, com blends diversos para a indústria alimentícia. “Dentro desses dois grandes grupos, a empresa desenvolve inúmeros produtos, em geral sob medida para atender às necessidades do mercado. São mais de 100 opções no portfólio ativo”, acrescenta Lene. Entre os destaques, o executivo cita o Novapro Fibra (colágeno em forma de fibra), o Novapro Pó (colágeno em forma de pó) e o Novapro Hidro (colágeno hidrolisado), cuja produção teve início em 2014. O colágeno é uma proteína animal não alergênica que contém três aminoácidos: glicina, prolina e hidroxipolina. Essa proteína funcional tem como principais características melhorar a textura, diminuir a atividade de água, melhorar a retenção de gordura e líquidos nos alimentos, aumentar a vida útil e aportar proteína.

Sobre a JBS - A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 235 mil colaboradores em mais de 20 países. A companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Doriana, Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem 300 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de governança corporativa e de sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, além de conduzir as suas operações com foco na alta qualidade e segurança dos alimentos e na preocupação com o bem-estar animal.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receba FREE a Revista on-line e a Newsletter Semanal
Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira