PorkWorld - O Mega Portal da Bovinocultura de Corte Brasileira

Nutratta revoluciona a nutrição animal com exclusiva tecnologia

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017 às 09h38

Nutratta revoluciona a nutrição animal com exclusiva tecnologia
Nutratta revoluciona a nutrição animal com exclusiva tecnologia

A Nutratta, empresa 100% nacional, especializada em nutrição para animais de produção, se apresenta para o mercado com uma tecnologia única no mundo.

Como seria se pudéssemos fundir todos os nutrientes em uma ração total com todos os ingredientes necessários para performance zootécnica do animal e mais uma fibra (silagem) de alta digestibilidade, o melhor dos dois mundos, em um único produto em um grano extrusado? A resposta para isto está no exclusivo processo produtivo da Nutratta Nutrição Animal (Itumbiara/GO), empresa 100% nacional, que, após diversas tentativas, alcançou o êxito. Com a tecnologia F2X (FEED – FIBER – EXTRUSION), divisora de águas dentro da indústria de alimentação animal, foi possível fundir em único grano todos os ingredientes necessários presentes em uma dieta total (aditivos, macro e micro minerais) juntamente com a FIBRA (forragem) de alta digestibilidade capaz de otimizar e potencializar a performance zootécnica em gado de corte, leite, ovinos e equinos.

Com a inclusão de forragem em um grano extrusado o criador ganha uma solução capaz de suportar diversos desafios enfrentados no campo, ora pela taxa lotação, produção de pastagens, produção de silagens ou aquisição silagens de baixa qualidade, estiagens, entre outros conforme explica o Gerente de Marketing da Nutratta, Rodrigo Samaia: “Conseguimos replicar em escala industrial uma silagem de altíssima qualidade por meio do uso de matérias-primas como palha de braquiária, milho ou soja, entre outras”.

A escolha pela extrusão ao invés da peletização e/ou alimentos farelados é outro diferencial tecnológico Nutratta. O gerente técnico da empresa, Rodrigo Anselmo, esclarece que a extrusão é uma ferramenta capaz de fundir todas as matérias-primas, incluindo as fontes de fibras, em um único produto, não havendo ‘desmistura’ dos nutrientes do grano. “O produto acabado passa a ser uma massa única e extremamente estável, propiciando o aumento da eficiência alimentar. Durante o processo de produção (extrusão) ocorre a quebra das barreiras físicas dos nutrientes contidos em cada grano elevando o aproveitamento (digestibilidade) dos nutrientes na flora bacteriana do rúmen. Já a inclusão de fibras no processo melhora sobremaneira o aproveitamento dos ingredientes”.

Além disso, explica Rodrigo Anselmo, produtos extrusados são capazes de expandir acarretando em densidade mais leve. Em outras palavras, flutuam no compartimento do trato gastrintestinal (TGI) permitindo a proximidade dos nutrientes no ambiente responsável pelas reações químicas, maximizando o aproveitamento nutricional. “Um processo nítido aos nossos olhos. Basta colocar em um copo de água um produto extrusado e peletizado (farelado). Por sua densidade o primeiro boia, ao contrário dos demais que desmancham e com isso a perda de eficiência do aproveitamento nutricional. Ou seja, a extrusão permite melhora superior, pois há sincronismo dos nutrientes dentro do TGI. A tecnologia F2X  fundi todos os ingredientes contidos no grano para melhora do aproveitamento”, explica Anselmo.

Vários estudos estão sendo conduzidos pela Universidade Federal de Uberlândia pelo professor Gilberto de Lima Macedo responsável técnico pelo setor de pequenos ruminantes, laboratório de nutrição e produção de ruminantes em pastagens da UFU. "A presença do produto extrusado com inclusão de fibra na dieta acelera e equilibra a taxa de fermentação dentro do rúmen através da potencialização do crescimento da flora ruminal que consegue aumentar a sintetização de proteína microbiana e energia a baixo custo para aproveitamento do animal, insere e reforça que a tecnologia F2X pode não só substituir ingredientes, mas servir como "corretivo" nutricional para qualquer dieta.

Todos os produtos Nutratta para a pecuária de corte, leite, ovinos e equinos já estão presentes em todo o território nacional. Isso por conta da inovação divisor de águas deste segmento. “Toda as linhas de produtos e serviços Nutratta estão à disposição do criador. A adesão da tecnologia ganha projeção de Norte, Sul, Leste e Oeste do País. Aceitação que permitiu a construção de uma sólida rede de representantes e distribuidores por todo o Brasil, além do mercado internacional”, destaca o Gerente Nacional de Vendas Nutratta, Fernando Rossetti.

Sobre a Nutratta - A unidade fabril está sediada em Itumbiara, Região Sul de Goiás, em uma área de 7.000 m². Sua unidade fabril é 100% automatizada, conta com laboratório próprio de análises para assegurar todo o processo, da chegada das matérias-primas aos produtos acabados, além de armazenar amostras de cada lote de produção por um período de 5 meses. Além do complexo industrial, a empresa conta com uma área rural para produção e estocagem de forragem. Além disso, a tecnologia presente em todas as linhas de produtos -  bovinocultura de corte, leite, ovinocultura e equinocultura - é patenteada mundialmente.

Fonte: Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receba FREE a Revista on-line e a Newsletter Semanal
Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira